Social Icons

domingo

Tribute of the Week #8

Wwe_small1


Boas leitores, aqui fica mais um tribute of the week no WMPT. Devido ao grande misterio que envolve os Unified Tag Team Championship, esta semana o tribute é a Chris Jericho.



Jerichohs8


Nome: Christopher Keith Irvine
Nascimento: 9 de novembro de 1970
Cidade natal: Manhasset, New York
Peso: 103 kg
Altura: 1,83 m
Estréia: 2 de outubro de 1990
Treinador: Ed Langley, Stu Hart, Keith Hart.



Aos 19 anos de idade, Chris Jericho entrou na escola de wrestling dos irmãos Hart. Depois de dois meses de treino, começou a participar do circuito independente canadense e fez o seu primeiro combate oficial em Outubro de 1990 com o nome Jericho (tirado do álbum de música da banda Helloween, "Walls of Jericho").

Durante esse tempo, Jericho trabalhou para Tony Condello em tours pelo Norte de Manitoba. Participou ainda da CNWA e no RMW.

Viajou para o México no Inverno de 1992 onde teve participações em várias companhias pequenas, tal como a EMLL (atual CMLL). Durante os seus combates na EMLL, Jericho enfrentou Ultimo Dragon, Negro Casas e ainda Silver King até chegar ao seu reinado de 1 ano como campeão do NWA Middleweight Championship, que teve início em 1993.
Graças às suas dotadas técnicas de ringue, competiu ainda na empresa japonesa WAR, aonde enfrentou lutadores como Gedo e Ultimo Dragon, para quem perdeu o título War International Junior Heavyweight.

Em 1994 lutou na SMW (companhia do Jim Cornette) em conjunto com Lance Storm (seu parceiro na RMW) como os "Thrillseekers". Já em 1995, Jericho lutou na Super J Cup da NJPW e perder para o falecido Chris Benoit. Em 1996, Jericho finalmente chegou à companhia da Philadelphia, Extreme Championship Wrestling. Tudo graças a Mick Foley. Ganhou o sei primeiro título individual nos Estados Unidos em Junho de 1996, o ECW World Television Title. Enquanto trabalhou na ECW, Jericho enfrentou lutadores como Sabu, Tazz, RVD, Mick Foley, 2 Cold Scorpio e Shane Douglas. Enquanto competia na ECW, a rival da WWF/E durante aquele tempo, WCW, viu-se atraída pelas técnicas de Jericho.

A primeira aparição do y2j na WCW foi em Agosto de 1996 e, finalmente, teve a sua primeira participação em PPV num combate contra Chris Benoit no Fall Brawl de 1996.
Jericho conseguiu atrair muitos fãs na WCW. O seu primeiro título na empresa foi o Título de Meios-Pesados num combate em que enfrentou o campeão Syxx na noite de 28 de Junho de 1997. Ganhou ainda o título pela segunda vez em 12 de Agosto de 1997 ao vencer Alex Wright.
Jericho fez um heel turn após ter ganho o Título de Meios-Pesados pela terceira vez ao vencer Rey Mysterio no Souled Out, PPV realizado em 24 de Janeiro de 1997. No fim do combate, Jericho atacou o joelho de Mysterio com uma caixa de ferramentas, obrigando o mesmo a ficar fora dos ringues durante seis meses.

Depois do PPV, teve uma pequena rivalidade com Juventud Guerrera que noite após noite queria uma oportunidade para combater com Jericho pelo seu título. A conclusão foi um combate Título vs Máscara na oitava edição do SuperBrawl. Juventud perdeu o combate e teve de retirar a sua máscara. Após este combate, Jericho ganhou a fama de colecionar e/ou usar os objetos que recebia como prêmio de vencer os seus oponentes. Objetos tal como a máscara do Juventud ou o vestido Havaiano de Prince Laukea.

Então foi aí que começou uma comprida rivalidade com Dean Malenko. Durante várias vezes, Jericho afirmava ser superior a Malenko, mas sempre recusou defrontar o mesmo. Como Malenko era meste em wrestling técnico, era conhecido como o "The Man of 1000 Holds" e então Jericho afirmou ser o "The Man of 1004 Holds". Após o defrontar Marty Jannetty e vencer o mesmo, Jericho pegou num papel muito comprido que continha a lista das 1004 submissões que ele conhecia e ainda as recitou em público. Num episódio do WCW Thunder, Malenko supostamente teria vencido Jericho, que estava a usar a máscara de Juventud. Mais tarde foi revelado que o lutador mascarado era Lenny Lane, resultando assim numa feud secundária em que Jericho não pagou a Lane pelo seu comportamento no ringue.

Jericho conseguiu finalmente enfrentar Malenk no Uncensored do ano de 1998, e assim conseguiu vencer Malenko, levanto até ao mesmo abandonar o wrestling por um certo tempo. Após isso, em um porgrama após o Uncensored, Jericho levou ao ringue um retrato de Malenko, o insultando.

Já antes do Slamboree também do ano de 1998, "Jo Jo" (Como Jericho chamava J. J. Dillon), marcou uma Battle Royal, em que o vencedor desta luta, iria o enfrentar logo em seguida, pelo WCW Cruiserweight Champion de Jericho. Jericho aceitou a proposta, considerando que qualquer wrestler que ganhasse aquela Battle Royal, não teria energia suficiente para ganhar o titulo dele logo em seguida. A Battle Royal, foi vencida por Ciclope, após Juventud Guerrera ter apertado a mão do mesmo, e ter se Auto-Eliminado. Apesar disso, o suposto "Ciclope", era Dean Malenko, que estava vestido com as roupas do lutador que supostamente tinha vencido. Completamente ao contrario do que Jericho pensava, mesmo após da Battle Royal, Malenko teve energia suficiente para ganhar de Jericho, e levar com ele o seu WCW Cruiserweight Champion.
Isso levou Jericho a afirmar que ele havia sido vitima de um plano contra o mesmo, onde eles visavam que ele perdesse o titulo. Jericho então, culpou primeiramente todo o Locker Room da WCW por ter perdido seu titulo. Após isso, adicionou na conspiração J. J. Dillion, Ted Turner, e até o presidente dos Estados Unidos na época, Bill Clinton, por este ter recusado um encontro com ele.

Por causa desses acontecimentos, Malenko abriu mão de seu titulo, acabando assim em um combate para decidir quem seria o campeão, entre Jericho e Malenko. O resultado dessa luta, foi que Jericho conseguiu novamente ganhar seu WCW Cruiserweight Champion, após ter ganhado de Malenko por Desqualificação, após Malenko o acertar com uma cadeira. Na noite seguinte a essa luta, Malenko foi suspenso pelo o que tinha ocorrido.

Chris_jericho_wallpaper
No dia 12 de Julho de 1998, Jericho perdeu uma que tinha a estipulação de 'No Desqualification', para Rey Mysterio, que tinha acabado de se recuperar de uma lesão. O combate aconteceu no Bash at the Beach, e Mysterio apenas ganhou após o suspenso Dean Malenko invadir o combate a favor de Rey. No entanto, por haver a interferencia de Malenko, o WCW Cruiserweight Champion voltou novamente as mãos de Jericho, graças a J. J. Dillion, que interferiu antes do titulo ser entregue a Mysterio.

Jericho perdeu de vez seu titulo, desta vez no Road Wild também de 1998, contra Juventud, luta que contava com Dean Malenko como Special Referee. Então, ainda em 1998, agora no dia 10 de Agosto, Jericho venceu Stevie Ray, que estava substituindo Booker T, o atual WCW World Television Champion, fazendo assim Jericho se tornar o novo campeão.

Pouco após isso ter ocorrido, Jericho ainda como o WCW World Television Champion, entrou em feud com o WCW World Heavyweight Champion, Goldberg, chamando-o varias vezes para o ringue, mesmo nunca o defrontando. Jericho passou então a chamar-se a si próprio como "Greenberg".

No Fall Brawl de 1993 (13 de Setembro), Jericho, Ralphus e o Ninja, participaram da famosa cena em que eles tentaram imitar a entrada de Goldberg (A entrada de Goldberg começa no Locker Room, até chegar na arena), mas durante o trajeto eles se perderam varias vezes. Depois de finalmente conseguirem achar a arena, tentaram imitar os fogos que continham na entrada de Goldberg. O resultado foi uma Pyro tão fraca que Jericho começou a potapeá-la. Após isso, ao invés de Goldberg aparecer para lutar, em seu lugar veio um anão, em que Jericho facilmente o venceu. Então, ele afirmo que o placar entre eles estava 1-0 para Jericho, como uma tentativa de satira a onda invicta de Goldberg. Isso aconteceu por mais três vezes, e assim, Jericho afirmava que estava 4-0 contra Goldberg, mesmo com os dois nunca terem lutado.

No dia 30 de Novembro de 1998, Jericho acabou perdendo seu WCW World Television Champion para Konnan.

No início de 1999, ainda participou numa feud contra Perry Saturn em que eles se defrontavam nas mais bizarras e doidas estipulações, mais famoso na Souled Out em que Jericho vence Saturn num... combate "Loser Must Wear Dress" (traduzido, Derrotado Deve Usar Vestido). Na nona edição do SuperBrawl, os dois lutaram com vestido com Jericho a derrotar Saturn de novo. Finalmente, Saturn derrotou Jericho no Uncensored num combate "Dog Collar".

Antes de fazer a primeira aparição na WWF, Jericho ainda participou em algumas tours no Japão. A chegada de Jericho foi criada a partir de um relógio com o intuito de ser a "Contagem para o Novo Milénio", que contava todas as semanas antes da sua primeira aparição. Finalmente, em 9 de Agosto de 1999, Jericho interrompeu uma promo do The Rock como um heel e proclamou-se a si própio o "Y2J" (paródia em relação ao "bug" Y2K). Apesar disso, foi mais aplaudido do que assobiado.

Chris teve uma feud com Chyna pelo Título Intercontinental dela. Depois de perder pra Chyna na Survivor Series de 1999, Jericho conseguiu ganhar o seu primeiro Título Intercontinental em 12 de Dezembro do mesmo ano, no Armageddon. Esta feud durou vários meses, incluindo uma decisão controversa durante uma desforra em que dois árbitros diferentes declararam cada um deles como vencedores do combate, resultando de serem os dois consagrados co-campeões. Mas na Royal Rumble em Janeiro de 2000, Jericho conseguiu ficar com título só pra si. Porém, acabou por perder o título para Kurt Angle na No Way Out, em 27 de Fevereiro do mesmo ano.
No dia 2 de Abril, Jericho participou na sua primeira Wrestlemania numa Triple Threat contra Chris Benoit e Kurt Angle com regras únicas. Angle entrou no combate como Campeão Intercontinental e Europeu.

O primeiro lutador a conseguir fazer uma pinfall ou submissão bem sucedida iria ser declarado Campeão Intercontinental, e o segundo a conseguir fazer o mesmo iria ser declarado Campeão Europeu. Benoit foi declarado Campeão Intercontinental e Jericho conseguiu fazer o pin a Benoit para ser o novo Campeão Europeu. Contudo, na noite seguinte, perdeu o título para o falecido Eddie Guerrero depois da Chyna fazer uma heel turn e afirmar que não consegue resistir ao Latino Heat do Eddie.

No episódio de 17 de April da Raw, Jericho venceu Triple H pelo Título da WWF, depois de uma contagem muito rápida por parte do árbitro Earl Hebner. Apesar disso, Trips disse a Hebner que se ele reverte-se a decisão, nunca mais tocava nele enquanto estivesse em contracto com a WWF, depois de várias semanas antes do combate ter atacado o pobre Earl. Depois de Hebner ter revertido a decisão, Trips despediu-o e atacou o árbitro. Porém, a WWE não reconhece o reinado de Chris Jericho.

Depois dessa decisão, Jericho teve uma feud com Chris Benoit pelo Título Intercontinental. Em 4 de Maio de 2000, na SmackDown!, Jericho venceu Benoit e consagrou-se Campeão Intercontinental pela segunda vez, mas perdeu o título para o antigo campeão 4 dias depois, na RAW.

A popularidade de Jericho cresceu quando ele começou uma feud com Triple H e a sua esposa Stephanie. Os fãs deram uma atenção especial nas suas promos contra Stephanie, insultando-a. A feud culminou na Fully Loaded de 2000, aonde eles competiram numa Last Man Standing Match com Jericho a perder apenas por um segundo e graças a Stephanie ajudar Triple H diversas vezes.

Jericho passou o resto do ano em feuds com X-Pac e Kane, aonde até vencer uma Last Man Standing contra Kane na Armageddon.

77037pi

No Royal Rumble de 2001, Jericho se tornou Campeão Intercontinental pela terceira vez em um combate contra Benoit com a estipulação de Ladder Match. Conseguiu defender o título com sucesso contra lutadores como X-Pac, Benoit e Guerrero. Na WrestleMania 17, Jericho venceu Regal e continuou com o título. Contudo, perdeu-o 4 dias depois para Triple H.
Em maio, no PPV Judgment Day, Jericho e Benoit venceram uma Tag Team Turmoil, conseguindo assim uma chance de combater com Steve Austin e Triple pelo seus títulos, WWF Tag Team Titles. Na RAW seguinte, a dupla venceu os campeões e tornaram-se, então, os Campeão de Tag Team. Depois de Jericho ter ganho o seu primeiro título WWF Tag Team, ele perdeu o mesmo um mês depois no dia 19 de Junho de 2001 para o D-Von Dudley e Bubba Ray Dudley, os Dudley Boyz.Nos meses seguintes, Jericho tornou-se um face com um papel importante na storyline da "Invasion" (quando WCW e ECW juntaram forças com a WWF).

Jericho continou do lado da WWF, mas lentamente foi fazendo uma heel-turn. Era óbvio, Jericho tinha inveja de um dos seus parceiros da WWF, The Rock. The Rock lembrava constantemente Jericho que ele nunca tinha vencido o "grande", um título mundial. Jericho então venceu Rob Vam Dam num combate para determinar o candidato principal ao título de The Rock, o Título da WCW. Jericho enfrentou então o seu "rival" no No Mercy e, pela primeira vez, ganhou um título mundial (Jericho já ganhou ao Trips pelo Título da WWF, embora o reinado não seja reconhecido) depois de realizar o pin ao The Rock. Nesse combate mostrou ainda um novo finisher, o Breakdown. Contudo, os dois puseram a rivalidade de lado e conseguiram vencer os Dudley Boyz, da ECW, pelo WWF Tag Team Championship.

Quando perderam os títulos para Test e Booker T, os dois continuaram a sua feud. Na RAW de 5 de Novembro, The Rock conseguiu o seu título de volta depois de uma "rollup" que ninguém esperava. Jericho atacou, então, The Rock descontroladamente com uma "steel chair", acabando decisivamente a sua hell-turn que demorou 2 anos a se concretizar.

Um mês depois, no dia 9 de Dezembro no PPV Vengeance, Chris Jericho teve o seu maior momento na sua carreira. Era uma Triple Threat entre Jericho, The Rock (Campeão Mundial) e "Stone Cold" (Campeão da WWF) pelos dois títulos. Jericho venceu o combate e tornou-se o primeiro WWF Undisputed Champion, o primeiro homem a conseguir segurar os dois títulos. Na noite seguinte, na RAW, foi possível ver Jericho relaxando em numa piscina com os dois títulos enquanto falava de ele próprio se ter tornado o mais grandioso Grand Slam Champion pois conseguiu ter ao ombro todos os títulos necessários para ser consagrado um Grand Slam Champion e ainda ter conseguido ganhar o Título Hardcore e o de Meios-Pesados. E para melhorar ainda o seu push gigante, Jericho venceu os dois homens que enfrentou na Vengeance em ocasiões separadas e ainda conseguiu defender com sucesso o seu título nos PPVs seguintes contra The Rock na Royal Rumble e Stone Cold na No Way Out.Jericho perdeu então o seu título contra Triple H no Eventro Principal da Wrestlemania 18.

Conta-se que duas semanas antes de Jericho perder o título, Vince McMahon disse que o seu reinado era "o maior fiasco de sempre como Campeão da WWE". Depois de perder o título, Jericho tornou-se um lutador da SmackDown! e continou a sua feud com Triple H, tendo ajudado na derrota de Triple pelo seu novo Undisputed Title dele na Backlash de 2002. A feud culminou na Judgment Day do mesmo ano com um Hell in a Cell entre eles. Jericho começou então uma pequena feud com Edge.

Chrisjericho_682_394004a

Pouco depois, Jericho foi para a RAW, onde venceu RVD pelo Intercontinental Championship e fez equipe com Christian para vencer os Títulos de Tag Team de Hurricane e Kane.

Na Survivor Series de 2002, Jericho participou da primeira Elimination Chamber junto com Shawn Michaels, Triple H, Booker T, Rob Vam Dam e Kane pelo World Heavyweight Championship. O Combate foi ganho por Shawn Michaels. Jericho começou então uma rivalidade com Michaels, no fim de 2002, que continuou no ano seguinte.

Em 13 de Janeiro de 2003, Jericho venceu uma "over-the-top-rope" contra Kane, RVD e Batista para escolher o seu número de entrada na Royal Rumble. Jericho escolheu o número 2 para entrar com HBK. Na Royal Rumble, depois da entrada de Michaels, apareceu Christian vestido como Jericho enquanto, o verdadeiro, atacou por trás, acabando por eliminar HBK. Shawn teve a sua vingança causando a eliminação de Jericho por Test.

Os dois defrontaram-se na Wrestlemania XIX (19) com a vitória de Shawn Michaels a partir de uma rollup. Jericho então fez um low-blow a Michaels. O combate é considerado até hoje como um clássico.

No final de 2003, Jericho começou um romance com Trish Stratus que acabou por se tornar numa aposta entre ele e o seu parceiro de equipe, Christian. A aposta consistia em Jericho tentar conquistar Trish, e Christian conquistar Lita. O primeiro a conquistar uma delas iria ser premiado com um Dólar Canadiano. Trish ouviu isto e acabou tudo com Jericho. Chris tentou então fazer as pazes com ela, acabando com ele a salvar Trish de Kane. Stratus aceitou que os dois podiam então ser só amigos. Depois de Christian ser colocado num combate contra Trish, que acabou por colocá-la num Walls of Jericho. Os dois foram então encaminhados para um combate na Wrestlemania XX (20). Durante o combate, Stratus apareceu e atacou Chris "sem intenção", pois pensava que era Christian e o mesmo aproveitou para um rollup. Christian venceu então o combate e, no final, Trish atacou Jericho e deixou Christian aplicar o Unprettier nele. Trish e Christian revelaram então que estavam juntos. A feud culminou no Backlash com um Handicap Match.

Vários meses depois, no Unforgiven, Jericho defrontou Christian numa Ladder Match e acabou por vencer o combate. Jericho tornou-se assim Intercontinental Champion pela sétima vez. O reinado acabou por ser curto, já que Jericho perdeu o título para Shelton Benjamin na Taboo Tuesday.

Jericho então fez equipe com Randy Orton, Chris Benoit e Maven contra Triple H, Batista, Edge e Snitsky no Survivor Series de 2004. A equipe vencedora teria os seus integrantes a controlar um dos shows das quatro semanas seguintes. Jericho controlou o quarto show onde se viu Triple H a ficar sem título vindo de uma Triple Threat que acabou num empate.

No New Year's Revolution, Jericho competiu na terceira Elimination Chamber pelo Título Mundial, que até então estava vago. Os seus oponentes foram Triple H, Chris Benoit, Batista, Randy Orton e Edge, e também Shawn Michaels como árbitro especial. Jericho começou o combate contra Benoit, tendo eliminado Edge durante o combate até que Batista o eliminou.
Alguns meses depois, Jericho competiu na primeira Money in the Bank Ladder Match,na Wrestlemania 21. O combate consistiu na sugestão de Jericho, e os seus oponenetes eram Shelton Benjamin, Kane, Chris Benoit. Edge e Christian. Apesar de ter dado a ideia para aquele combate, Jericho não conseguiu alcançar a mala pendurada no topo da arena. O vencedor do combate foi Edge.

Na Backlash de 2005, Jericho desafiou Benjamin pelo Título Intercontinental, mas perdeu. Durante este período, Jericho mostrou alguns sinais de se tornar heel.

Em 12 de Junho do mesmo ano, Jericho participou do primeiro combate no ECW One Night Stand contra Lance Storm. Jericho usou a sua gimmick de "Lionheart" em vez da mais conhecida "Y2J". Jericho foi derrotado depois de uma interferência por parte de Jason e Justin Credible.
Ainda no final de Junho, Jericho tornou-se heel e começou uma feud com Cena. Jericho perdeu uma Triple Threat pelo Título da WWE na Vengeance, num combate que involveu igualmente Christian. A feud entre os dois continou pelo Verão e Jericho perdeu para Cena no Summerslam. Na noite seguinte, Jericho enfrentou Cena numa desforra, desta vez num combate "You're Fired" (estás despedido). Cena venceu mais uma vez, e Eric Bischoff "despediu" Jericho, que saiu da arena segurado por seguranças. A verdade foi que Jericho queria fazer uma longa paragem no wrestling.

A euforia sobre a volta de Chris Jericho tomou conta dos internautas de plantão em setembro de 2007, logo que a WWE realizou chamadas de 15 segundos com códigos binários similares aos apresentados em Matrix com seguinte inscriçao: "Save_Us" (Nos salve). Por sua vez, Jericho se apresentou em vários veículos de midía negando seu retorno. Em outubro, foi apresentado outro vídeo, desta vez com a chamada 2nd Comming (Retorno). Após esse video, Jericho não teve como negar sua eminente volta à WWE.

Pondo fim as especulações, Chris Jericho regressou na edição da Raw do dia 19 de novembro de 2007, após interromper Randy Orton, afirmou que se tornaria o próximo Campeão da WWE. Enfrentou Randy Orton pelo título da WWE no Armageddon, onde ganhou por desqualificação, após ser atacado por JBL.

Em de 10 de março de 2008, Jericho, após derrotar Jeff Hardy, ganhou o título Intercontinental. Esta vitória fez de Chris o recordista em títulos intercontinentais, após ganha-lo oito vezes.
Durante o combate entre Batista e Shawn Michaels, em que ele foi special referee, Jericho achou que Shawn estava fingindo uma lesão e isso culminou num combate entre os dois no Judgment Day 2008 em que Michaels ganhou.

8d1d0ea00cab733abcb7bdb31778c6fb
No Night of Champions, após uma interferencia de Shawn Michaels, foi derrotado por Kofi Kingston, perdendo assim seu título Intercontinental.

No The Great American Bash, Jericho e Shawn se enfrentaram, combate que Jericho venceu após Shawn Michaels ser desclassificado pois começou a sangrar muito.
No Unforgiven de, Jericho e HBK se enfrentaram numa Unsacionated Match, onde HBK saiu vencedor. Na mesma noite, ele substituiu CM Punk (que foi atacado por Randy Orton e cia) na Scramble Match. Após vencer Batista, Kane, Rey Mysterio e JBL, tornou-se o novo World Heavyweight Champion.

No No Mercy, Jericho venceu Shawn Michaels numa ladder match, assim, manteve seu título. No Cyber Sunday, num combate que teve Stone Cold Steve Austin como special referee, Jericho perdeu seu título para Batista. Oito dias depois, num episódio da RAW, ele recuperou seu título após vencer Batista em uma Steel Cage Match.

Após isso, no Survivor Series, Jericho perdeu seu título para John Cena que regressou após uma lesão.


Títulos


- NWA World Middleweight Championship
- ECW World Television Championship
- WCW Cruiserweight Championship (4 x)
- WCW World Television Championship
- WCW World Heavyweight Championship (2x)
- WWF European Championship
- WWF Hardcore Championship
- WWF/E Intercontinental Championship (8 x)
- WWF Undisputed Championship
- WWF/E World Tag Team Championship (3 x)
- World Heavyweight Championship (2 x)
- Ninth Triple Crown Champion
- Third Grand Slam Champion
- WAR International Junior Heavyweight Championship
- WAR International Junior Heavyweight Tag Team Championship


Vídeos


Chris Jericho returns :
Vídeo

Chris Jericho debut
Vídeo

Jericho vs HBK unsancionated match:
Parte 01
Parte 02

Scramble Match (Batista vs Rey Mysterio vs Kane vs JBL vs Jericho) :
Parte 01
Parte 02

Jericho vs HBK ladder match:
Parte01
Parte02

Chris Jericho vs. The Rock (Royal Rumble 2001):
Parte 01
Parte 02

Money in the bank - WM21:
Vídeo

Money in the bank - WM24:
Vídeo

Chris Jericho vs. Stone Cold:
Vídeo

Jericho, Benoit e Spike Dudley vs SCSA e Dudley Boys:
Vídeo

Tributos:
01
02
03
04
05

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tens total liberdade de expressão aqui no WrestlemaniaPT, pedimos apenas que tenhas atenção à linguagem utilizada nos teus textos, caso contrário o teu comentário será excluído sem aviso prévio.

Agradecemos a tua colaboração!

 
 
Blogger Templates